A canoa caiçara paulista feita de um pau só teima em manter-se viva ainda nos dias de hoje!
Mesmo com embarcaçoes e motores cada vez mais modernos, equipamentos que traçam automaticamente seu rumo calculando tempo e consumo de navegaçao, a canoa ainda mantem-se como meio de transporte no nosso litoral paulista.
Cada vez mais vemos pequenas lanchas de fibra com seus potentes motores de popa sendo a preferencia, mesmo entre os caiçaras. Filhos dos tradicionais caiçaras essa nova geraçao chega apressada e ninguem mais tem tempo a perder.... é mais rapida garantem uns, é mais confortavel dizem outros!
O fato é que com tantas ONGs, e leis do meio ambiente e uma baita mao de obra. Fazer uma canoa nova, requer uma verdadeira saga para sua construçao.
Apesar da modernidade, da velocidade e etc, nao ha nada que se compare a navegaçao de uma canoa, seja a remo, pequenina ou uma robusta com motor a oleo. É gostsoso seu balanço e a suavidade com que corta as aguas... e para pescar lula entao é uma maravilha!!!
Felizmente existem varias pessoas engajadas em resgatar e manter viva esse tipo de embarcaçao tao importante e tradicional do nosso litoral.
Para saber mais sobre canoas e historia, veja esses links:
http://ubatubense.blogspot.com/2012/02/canoa-caicara.html
http://www.revistamuseu.com.br/noticias/not.asp?id=15638&MES=/2/2008&max_por=10&max_ing=5
http://www.ilhabela.sp.gov.br/portugues/ver_conteudo_foto1.php?cod_conteudo=0002374
Mas o mais importante de tudo é.... nao perca a oportunidade de dar um passeio de canoa!!! vale a pena!
Como chegar à Praia do Bonete em Ilhabela. Natureza, cachoeiras, trilhas, surf, navegação, canoas, lanchas... Tudo escrito por Rodrigo Guerra e Brena Lages. Fotos nossas e histórias vividas e pesquisadas sobre a Ilhabela e a Praia do Bonete. Informações sobre camping, sobre as pessoas do lugar e para dar apoio em São Sebastião para estacionar o carro por exemplo. Pessoas indicadas para travessia da praia de Barequeçaba, São Sebastião para a Praia do Bonete em Ilhabela.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário